Ritidoplastia Facial

1. COMO SÃO AS CICATRIZES NAS CIRURGIAS DA FACE?
R: A principal cicatriz na cirurgia da face desce do pé dos cabelos e passa na frente da orelha contornando-a voltando para os cabelos. Outra possível cicatriz pode atravessar o couro cabeludo na margem da testa indo de uma orelha a outra. Quando for tratado o pescoço pode ocorrer cicatriz abaixo do queixo.

2. AS CICATRIZES DESAPARECERÃO?
R: A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos etc., dando assim um rejuvenescimento à face.

As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. As cicatrizes da ritidoplastia porém, de maneira geral, são bastante finas e discretas.

Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes.

Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

3. QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA A OPERAÇÃO?
R: Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas, dependendo de cada caso. Seu cirurgião deverá sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

4. QUANTO TEMPO DEMORA A CIRURGIA?
R: Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se estender a 3 ou 6 horas, dependendo do caso.

5. QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
R: Meio período até 24 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre levando-se em conta o conforto e segurança do paciente.

6. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
R: Sim. Geralmente são utilizadas ataduras em toda a face. Elas serão abertas e trocadas após 24 horas podendo ficar apenas um curativo sobre as cicatrizes residuais.

Porém deverá utilizar a máscara de malha compressiva por 15 dias. Normalmente o cirurgião deixa drenos que também serão retirados entre 1 a 3 dias.

7. OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO?
R: Não. Será recomendada a aplicação de compressas de gaze embebidas em água fria sobre os olhos, que devem ser aplicadas de 4 a 6 vezes por dia nas primeiras 48 horas.

Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos e diminuem as manchas roxas.

8. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
R: O pós-operatório geralmente não apresenta dor.

9. QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R: Os pontos das pálpebras são removidos entre 3 a 5 dias. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), serão retirados alternados a partir do 7° dia.

10. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
R: Você não deve se esquecer que até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial deverá ser antes dos 2 meses pós-operatórios.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIOS:

Não esquecer de providenciar a TOUCA PÓS-CIRÚRGICA.

PROIBIDO INGERIR AAS (ASPIRINA): 15 dias antes da cirurgia.

Na véspera da cirurgia, lavar bem os cabelos principalmente a região próxima às orelhas.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIOS:

Evitar a exposição ao Sol no 1º mês. Por 3 meses tomar Sol com cuidado sempre protegendo as cicatrizes com bloqueador solar.