Mamaplastia

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA NA CIRURGIA DAS MAMAS?
R: Anestesia geral, peridural ou local com sedação, a critério do cirurgião e anestesista.

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
R: Depende de cada tipo de mama, de 2 a 4 horas, podendo-se estender um pouco mais, em certos casos.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
R: 1 dia. A paciente terá alta hospitalar na manhã seguinte.

A CIRURGIA DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
R: Sempre. Qualquer incisão na pele deixa cicatrizes. As cicatrizes passarão, obrigatoriamente, por diversas fases até que se atinja a fase final de maturação:

PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com bom aspecto e fina. Alguns casos apresentam reação aos pontos ou ao curativo.

PERÍODO MÉDIO: Vai até o 6º ou 8º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, e manterá tonalidade avermelhada que vai aos poucos clareando. Caso for tomar Sol a cicatriz deverá ser coberta com bloqueador solar, pois senão os raios ultravioletas mancham a cicatriz de marrom. Este período é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

PERÍODO TARDIO: Vai até 1 ou 2 anos. Neste período, a cicatriz tornar-se mais clara e menos consistente atingindo o seu aspecto definitivo.

ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
R: Dependendo da técnica empregada, há variações quanto às cicatrizes. Na cirurgia clássica ficam cicatrizes situadas em forma de “T” invertido ou em âncora. Aquela situada em torno da aréola fica bastante disfarçada pela própria condição de transição de cor entre a aréola e a pele normal. Outros tipos de cicatrizes, como em pirulito, “L” ou periareolares, são possíveis.

EM ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS. POR QUE ISSO ACONTECE?
R: Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao queloide. Pessoas de pele clara não tendem a sofrer esta complicação cicatricial hipertrófica. Já em pardos e negros é o contrário.

EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada: excisão, infiltração de corticosteroides, betaterapia são opções.

O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA MAMÁRIA É DOLOROSO?
R: Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros 7 dias.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
R: Sim. Sobre o corte os curativos são fitas tipo micropore que ficarão por 30 dias e serão trocados somente pelo médico toda semana. Sobre estas fitas haverá gazes que deverão ser trocadas diariamente ou sempre que forem molhadas nos banhos. Os micropores devem ser secados com secador de cabelo após o banho e desta forma elas permanecem grudados.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R: São retirados do 8º ao 15º dia.

QUANDO PODEREI RETORNAR ÀS MINHAS ATIVIDADES?
R: O movimento dos braços deverá ser restrito na primeira semana. A partir daí aumenta sua amplitude. Dirigir carros só após 30 dias.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a se tornar dispensável a terceiros por um período de aproximadamente 15 dias.

Se você fuma, já é hora de dar uma parada. A nicotina e outras substâncias do cigarro dificultam a cicatrização da pele. Pare 15 dias antes até 15 dias depois da cirurgia.

Não esqueça de providenciar o SUTIÃ COMPRESSIVO PÓS-CIRÚRGICO. Compre 2 sutiãs para a troca durante a lavagem. Você deverá usá-lo por cerca de 30 dias.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

Evite esforços nos 10 primeiros dias.

Não movimente os braços em excesso. Não levante os cotovelos acima dos ombros na primeira semana.

Sempre secar os micropores com secador de cabelo após os banhos. Nunca deixá-los molhados e sequer úmidos.

A Drenagem Linfática começa por volta de 5 dias depois da cirurgia.

A exposição ao Sol pode ser após 30 dias, mas com bloqueador solar sobre as cicatrizes.