Lipoaspiração e Lipoescultura

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA NA LIPOASPIRAÇÃO?
R: Depende do tamanho da área da lipoaspiração. Numa área pequena usa-se anestesia local. Senão a anestesia deve ser geral ou peridural.

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
R: Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 4 horas.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
R: Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia ( local, peridural , geral ) o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.

O QUE É LIPOESCULTURA?
R. É apenas outro nome para lipoaspiração e lipoenxertia juntos. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e injeta-se esta gordura em outras regiões que necessitam aumentar seu volume, como o bumbum. Geralmente 40 a 50% do volume do lipoenxerto é absorvida num período de 6 meses.

QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?
R: Lembre-se que 1 litro de gordura pesa menos que 1 litro de água. Não é entretanto o peso retirado que definirá o resultado estético, mas sim as proporções que cada área mantém com o restante do tronco e dos membros.

A LIPOASPIRAÇÃO DEIXA CICATRIZES MUITO VISÍVEIS?
R: As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre meio a um centímetro e são planejadas para ficar pouco visíveis ou escondidas sob as roupas íntimas e de banho.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
R.As mulheres que apresentam apenas pouca gordura localizada tendem a atingir o resultado final em 3 meses. Aquelas que tem uma camada de gordura espessa, ficam inchadas por uma período de até 3 meses. Após este período ainda restará a fase de recuperação e retração da pele. Pacientes que têm pouca flacidez se recuperam em até 6 meses. Nas primeiras semanas as áreas lipoaspiradas estarão inchadas, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros, os nódulos. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer com massagem localizada. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo.

O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?
R: É doloroso nos locais da lipoaspiração. Nos 3 primeiros dias a paciente deve fazer repouso pois evita piorar o edema que causa mais dor. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios. Quando inicia a drenagem linfática o edema diminui e a dor fica somente ao toque nas áreas lipoaspiradas. Com uma semana não há mais dor.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
R: Sim. Sobre os pequenos cortes (1 centímetro) é colocada fita de  micropore que deverá ser retirada no 2º ou 3º dia. A cinta ou malha de compressão elástica deve cobrir todas as áreas tratadas e deve ser usada nas 24 horas do dia por no mínimo 30 dias. Após este período o cirurgião vai avaliar se há edema, nódulos ou flacidez, pois neste caso, o uso ainda é obrigatório.

 QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R: Entre o 7º e 10º dia.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

Agendar com antecedências as sessões de drenagem linfática. A carboxiterapia e uso do ultrassom também aceleram a recuperação e resultado cirúrgico.

NÃO INGERIR A.A.S. (Aspirina, Melhoral, Coristina), qualquer medicamento que contenha Ácido Acetil Salicílico, 10 dias antes da cirurgia.

Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a se tornar dispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 5 a 7 dias.

Não esquecer de providenciar a CINTA ELÁSTICA COMPRESSIVA PÓS-CIRÚRGICA. Compre 2 cintas para a troca durante a lavagem.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

Drenagem Linfática é obrigatória.

Evitar esforços por 7 dias. Beba muito líquido.

Voltar ao consultório para os curativos nos dias e horários agendados.

Iniciar a drenagem linfática entre o 3º e 5º dia pós-operatório.