Bioplastia

A Bioplastia é um procedimento médico de preenchimento com a utilização do biomaterial Polimetilmetacrilato – PMMA (ou pode ser feita com o ácido hialurônico, mas este é absorvível). O PMMA é um polímero do acrílico em forma de microesferas que não é absorvível pelo organismo. Cada esfera funciona como uma microprótese. Existem algumas marcas no mercado: Metacrill e Linnea Safe são as mais usadas. A Anvisa proibiu o uso do Biossimetric porque estava em desacordo com as normas de segurança.

É um procedimento ambulatorial feito sob anestesia local. Utiliza uma marcação precisa, previamente estudada. A substância é aplicada através de microcânulas de pontas rombas, semelhante a uma agulha de ponta arredondada, evitando-se a agulha perfurar um vaso e aplicar intravascular ou mesmo lesionar um nervo, assim também diminuindo a chance de hematomas, equimoses (manchas roxas) ou edema.

O PMMA é uma substância que preenche e realça os contornos faciais desaparecidos com o envelhecimento da pele e da musculatura. Essa técnica se associa à cirurgia plástica convencional, podendo adiá-la por alguns anos.

O procedimento é mais um recurso para quem quiser melhorar o visual sem sofrimento. Com o envelhecimento, além da flacidez da pele, ocorre a perda de percentuais de gordura e de osso. Com a bioplastia é possível restaurar as projeções ósseas faciais, pois a substância é colocada em um plano profundo, entre a superfície muscular e o osso. Uma vez aplicada, a substância é definitiva, não é absorvida, mas é preciso observar que o processo de envelhecimento continua.

Existem vários pontos e sulcos na face onde são aplicadas quantidades pré-estabelecidas do PMMA, ressaltando saliências ósseas e escondendo sulcos profundos.

Além dos lábios, sulcos e depressões, a Bioplastia permite empinar o nariz, o preenchimento das regiões das maçãs do rosto, do queixo, do contorno da mandíbula, tornando-os mais acentuados e delimitados. Na correção do nariz, a técnica evita a cirurgia em muitos casos.
A bioplastia também pode ser utilizada em outras regiões do corpo, como para aumentar ou remodelar os glúteos. Também é aplicada no dorso das mãos e peitorais.

É vetada a aplicação na glabela (sulcos na testa, entre os olhos). Não realizo também preenchimento de pênis e panturrilhas pois o risco de complicações nestas regiões é elevado.