Anestesia

A Anestesia pode ser geral, local, ou parcial também chamada de bloqueio, quando uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.

1. Quem aplica a Anestesia?
A Anestesia é aplicada por especialistas Anestesiologistas, que cursaram seis anos da Faculdade de Medicina e mais dois ou três anos de curso de especialização. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação até sua recuperação. Controlam pressão arterial, ritmo e frequência cardíaca, respiração, temperatura, e outras funções orgânicas importantíssimas. Cuidam de tudo para que você esteja sem sofrimento, sem dor e seguro, para que o cirurgião possa fazer seu trabalho com tranquilidade.

2. Quanto tempo dura uma anestesia?
A Anestesia local dura 1 hora. Na anestesia geral é o anestesista quem controla o efeito, e ele dura quanto tempo for necessário para que o cirurgião faça a cirurgia.

3. Como você colabora com sua própria segurança?
Não coma nem beba qualquer coisa, pelo menos oito horas antes da operação, nem água, nem chiclete. Conte ao anestesista os nomes de todos os remédios que você tomou ou toma regularmente. Em especial, enumere aqueles aos quais você tem ALERGIA.

4. Quem escolhe o anestesista?
Você tem o direito de escolher o seu anestesiologista. Normalmente, porém, os hospitais possuem Serviços de Anestesia com os quais o seu cirurgião já está acostumado a trabalhar. Afinal, a cirurgia é trabalho de equipe.

Consulta pré anestésica

Antes do dia de sua cirurgia você deverá passar em consulta com o médico anestesista. Ele também fará perguntas sobre sua saúde, seus antecedentes médicos e sobre as cirurgias a que você já foi submetido(a). Leve todos os exames pré-operatórios.